- o carteiro -
um casaquinho amarelo, cinco "Vermeeres":
Johannes Vermeer
A Lady Writing a Letter1665-66
Óleo sobre tela, 45 x 40 cm
National Gallery of Art, Washington
Johannes Vermeer
Lady with Her Maidservant Holding a Letterc. 1667
Óleo sobre tela, 89,5 x 78,1 cm
Frick Collection, New York
Johannes Vermeer
The Guitar Playerc. 1672
Óleo sobre tela, 53 x 46,3 cm
Iveagh Bequest, Kenwood House, Londres
Johannes Vermeer
The Love Letter (pormenor)1667-68
Óleo sobre tela
Rijksmuseum, Amsterdão
Johannes Vermeer
Woman with a Pearl Necklace (pormenor)1662-64
Óleo sobre tela
Staatliche Museen, Berlim
6 Comments:
Bem vinda de volta, Beluga! :)
Mas... e o casaquinho? Traz uma história?
Hummm...não sei se acredito neste regresso? Será definitivo? Mas o casaquinho é jeitoso.
O casaquinho poderia ter sido um acessório do estúdio do artista ou uma peça da preferência da modelo. Ouvi ou li em algum lado que a mulher do Vermeer era por vezes modelo para as suas pinturas. Poderia ser dela... De qualquer forma o que me interessa é fazer notar isto que, segundo me parece, não é muito conhecido.
Na etiqueta do amor cortês e provençal, o amarelo significava amor correspondido. Diz-se que D.Pedro, ainda infante, já casado com D.Constança e não se sabe se casado também com Inês em bigamia, vestia-se escandalosamente de amarelo para mostrar que o seu amor por Inês era correspondido. Di-lo também Agustina Bessa-Luís no seu livro , uma leitura muito recomendável.
Lamento a falha no meu comentário anterior. O livro da Agustina é, naturalmente, < Adivinhas de Pedro e Inês >. É uma boa leitura
Também não sei se acredito neste regresso. Vamos ver...
Não li o livro "Adivinhas de Pedro e Inês". Estive muito tempo sem ler. Regressei às leituras há pouco tempo com "O meu ano de repouso e de relaxamento", Ottessa Moshfegh
Enviar um comentário
<< Home