quinta-feira, fevereiro 09, 2012

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes e depois ou eu bem sei Hassam o que é um tipo ser o segundo. o segundo é aquele que não ganhou ao primeiro. nunca ninguém se lembra do segundo e é por isso - e por causa da forte tradição europeia na arte (afinal era aqui se se situava a República das letras) - que tu és o segundo e o Caillebotte é o primeiro. Não te inibas Hassam, porque nem sempre quem chega em primeiro é o melhor. Neste caso o Caillebotte tem uma evidente vantagem: a perspetiva com dois pontos de fuga, pois tu aplica-la também, e igualmente com um edifício a servir de charneira. a tua visão da avenida é igual à dele; ou melhor, digamos que tu te serves do mesmo mote que ele para pintar este tipo de perspetiva. desconheço se foi propositado ou não, mas acredito que no vosso microcosmos artístico (hoje seria impossível) a cópia fosse ainda um sinal de admiração pelo original. tudo acontecia num ambiente de grande camaradagem e partilha porque de facto o vosso mundo era pequeno. hoje, com a transformação do conceito espácio-temporal, tudo está ligado, mesmo o que não está, e a noção de cópia é insuportável para quem copia. antes achava-se que Deus estava sozinho no céu porque ninguém estava ao nível dele. hoje achamos que toda a gente está no céu porque nos achamos todos divinos e especiais. o que é uma mentira, deixa-me dizer-te. o que não quer dizer que não admire a forma como retratas um dia de chuva que tenho a certeza, ser muito diferente em Boston e em Paris. Se o Caillebotte não fosse francês, eu diria que era inglês por causa do tom azul-cinza do ambiente. Como nunca fui a Boston, acredito no teu retrato climatérico. Até gosto mais da tua pincelada difusa, com contornos menos nítidos pois é assim que se vê através da chuva. É não só uma pintura de um dia de chuva como uma pintura com chuva, como se tivesses pintado e depois, ao vires embora com o quadro, o pingo grosso de uma caleira tivesse aterrado na pintura. Mas sabes o que é? É que eu pelo-me pela forma como o Caillebotte pinta a água entre as pedras da calçada...

Gustave Caillebotte
Paris: a rainy day
1876-1877
Art Institute of Chicago


Childe Hassam
Rainy day, Columbus Avenue, Boston
1885
The Toledo Museum of Art