- ars longa, vita brevis -
hipócrates
este não é bem um antes e depois, mas um... antes e depois. não consegui dizer isto de melhor forma. é que Giulio Romano (o depois) foi discípulo de Rafael (o antes), o que naturalmente, e com muita pena minha que preferia semelhanças menos óbvias, deu origem a obras parecidas. não podemos falar das diferenças de cor e saturação porque como vocês sabem, estas imagens são recolhidas da net e têm todas saturações e cores diferentes. mas comparando a Madonna de Rafael com a Giulio Romano podemos dizer que o rosto da primeira é muito mais suave - porém real - que o da segunda. é pelo menos a minha opinião. dizem que Giulio Romano, posterior a Rafael era "mais maneirista". as diferenças, não as das cores e das sombras, mas as diferenças assinaláveis, são, por um lado a rosa, já que a Madonna de Rafael se chama Madonna da Rosa (o tema no fundo é o mesmo ou parecido com os das outras Madonnas do autor, mas o que a distingue é uma rosa pousada na banqueta. Por outro lado (e vou aqui arriscar algo porque não sei se o quadro de Rafael está aqui completo), falta no quadro de Rafael as pernas de São João. Dizendo de outra forma: Giulio Romano alongou o quadro dando espaço para São João mostrar uma perna, que aqui, desculpem a reverberação, me parece uma perna de fauno. não sei se é pela criança ter o cabelo encaracolado e isso lembrar um outro quadro com um fauno, mas de facto aquela perna parece que vai dar a uma pata fendida. mas também há diferenças numa outra coisa: o grande São José de Rafael, ainda que mais atrás, aparece, enquanto que em Giulio Romano esta figura é substituída por uma outra, muito mais pequena de São José a guiar um burro, no fundo, à esquerda do rosto da Virgem. ora eu não sei se tem alguma coisa a ver, mas houve um tempo em que a figura do judeu na arte assumiu o mesmo carácter depreciativo que já tinha no dia-a-dia. assim, não é de estranhar que na natividade de Piero della Francesca, o burro do presépio esteja, lá ao fundo a comportar-se como um animal insurrecto e não como o animal dócil que habitualmente está presente nestas cenas, tirando e espalhando com o focinho as palhas. e o que é que tem a ver? pois, lembrei-me que só muito mais tarde José foi considerado como fazendo parte do núcleo. então até breve:
Raphael
Madonna of the rose
1518-1520
Museo del Prado, Madrid
Piero della Francesca
Nativity (pormenor)
1470-1475
National Gallery, Londres
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