- o carteiro -
[não há bela sem senão 1]
Um cliché, dirão as associações feministas e de facto também consigo ver um cliché nas imagens, principalmente no uso da rosa. Mas estes são os anúncios da campanha da Amnistia Internacional contra a Mutilação Genital Feminina. Claro que nunca ninguém está satisfeito, muito menos hoje em dia em que tão rapidamente se defende uma teoria como a mesma é enxovalhada, mas no que concerne a esta questão, um pouco de esforço não parece mal. Até porque mais importante que saber se os anúncios são ofensivos para as mulheres, se ridicularizam as mulheres ou se abordam a mutilação genital feminina de forma muito enevoada, é dar a conhecer o que se passa no mundo com milhares de jovens que todos os anos são mutiladas e as outras que após a mutilação e sem tratamento adequado, morrem. A mensagem, apesar do que possam dizer, de todas as associações que possam fazer, é simples: a beleza dos genitais de uma mulher é comparável à de uma flor. São delicados e não podem nem devem, como uma flor, ser mutilados. Apesar de soar a falta de gosto, resulta e não se podia pedir muito mais numa questão delicada. A imagem fala da mutilação e do pós-mutilação. Compreendem isso, não?
[não sou feminista, apenas gostei das imagens e postei]
[não há bela sem senão 2]
Alguém se lembra deste anúncio da Dove? Acho que não passou na televisão portuguesa. Aliás acho que não passou do youtube, mas trata-se de mais um vídeo da campanha pela Beleza Real (real de verdadeira, claro). Onslaught mostra uma criança a caminho da escola que é “assaltada” por uma série de imagens. A sua face dá lugar a uma sucessão louca de imagens de mulheres bonitas, muito bem tratadas, com corpos esculturais, com referências à indústria cosmética e cirúrgica, às doenças do comportamento alimentar, fala de dietas e operações plásticas. No final é-nos dito: “Talk to your daughter before the beauty industry does.” Toda a gente se lembra dos anúncios da Dove com mulheres comuns, um anúncio que chegou à televisão. Um outro que penso ter ficado apenas pelos outdoors mostrava mulheres com um tipo de beleza que jamais seria capa de revista: mulheres com rugas, mulheres com sardas, mulheres com peso a mais… Ora a Dove pertence à Unilever que também tem os produtos da Axe, por exemplo. Embora estes produtos sejam dirigidos para um público diferente, um público masculino, utilizam quase sempre a imagem feminina. Num deles uma rapariga ruge e no outro centenas de mulheres (um mix entre canibais e amazonas) correm pela floresta desenfreadamente atrás de um homem. Um grupo de criativos fez então um vídeo que pretendia aligeirar o tom da Dove e denunciar a hipocrisia da Unilever, e que termina com “Talk to your daughter before Unilever does.”
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