quinta-feira, dezembro 20, 2007

- ars longa, vita brevis -
hipócrates
"de pecado mortal não hei-de morrer que a Virgem Santíssima de há-de valer"
Lucas Cranach pintou muitos "Adão e Eva", cerca de 50, e em todos eles explorou muito bem a fauna. Em alguns utilizou-a indiferentemente quase como se os animais fossem o verdadeiro mote do quadro e não a tentação, ou os faunos ou outra coisa qualquer. Neste quadro."
Lucas Cranach the Elder
A faun and his family with his slain lion
1526
The J. Paul Getty Museum, Los Angeles

e neste o artista pinta animais diferentes de forma semelhante, em contextos físicos semelhantes, mas com temática diferente.

Lucas Cranach the Elder
Apolo and Diana
1530

The Royal Collection, Londres

Da mesma forma as mulheres e principalmente as Evas são muito semelhantes entre si. É claro que o pintor reproduz um ideal de beleza próprio do seu tempo: corpo longo, ventre um pouco proeminente, seios pequenos e redondos como maçãs, delicadas, magras, sem matéria muscular como as Evas do Alto Renascimento. E não é só nas Evas: o mesmo corpo serve para representar Venus, Maria, Diana... (Como podemos ver, a Eva da quarta imagem é em tudo semelhante à Vénus que aqui vemos.)

Lucas Cranach
Cupid Complaining to Venus
1530
National Gallery, Londres

Nesta imagem de Adão e Eva, Cranach mostra um Adão preocupado ao aceitar a maçã (que virá do Pomo da Discórdia de Hércules de da mitologia grega?), maçã essa que tem os dentes de Eva bem marcados. Este Cranach não era manso e as Evas que pinta também não o são.

Lucas Cranach the Elder
Adam and Eve
1526
Courtauld Gallery, London

Numa das versões porém, a tentação não é apenas Eva, mas a influência directa de uma serpente-mulher, metade serpente metade mulher, que acaba por ser no fim uma mulher, com evidentes semelhanças com Eva que guarda uma maçã de reserva para Eva oferecer. Isto faz com que independentemente das versões e da existência da cobra ou não, é Eva o fruto da tentação. E quem dá o fruto da tentação. Todo o corpo é insinuação, com o púbis projectado e uma pose descontraía, principalmente nesta terceira imagem e em comparação com Adão.

Lucas Cranach
Temptation

Em comparação com Hans Baldung ( Hans Baldung Grien Adam and Eve, 1511National Gallery of Art, Washington ), a Eva de Cranach é uma inocente jovem. Não tem o olhar lascívo da outra Eva.

Hans Baldung Grien
Adam and Eve
1511
National Gallery of Art, Washington