sexta-feira, outubro 05, 2007

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

“Pecado mortal não hei-de morrer que a Virgem Santíssima me há-de valer” e “Meus Deus, eu amo adoro e espero-Vos. Peço por aqueles que não vos amam, não adoram e não esperam”. Estas eram duas frases de uma longa oração que já nem sei qual é. Não era o credo, nem era o fim do terço. Ou seria o fim do terço? Bem, não interessa. Já que aqui estamos a falar de pecados, vamos cometer um: a soberba e o culpado é Bosch que pintou esta tábua que está no Prado acerca dos sete pecados mortais. Pertenceu ao príncipe Filipe II de Espanha e como não podia deixar de ser, estava no Escorial, a grande obra de "homenagem" aos Reis Católicos.

No centro está o olho de Cristo com o próprio Cristo inscrito como que a observar a o que o rodeia. Poderia ser um Cristo na Mandorla, mas apesar de temporalmente ser uma possibilidade, um Cristo em Majestade aqui não ficaria bem. Em cada canto da tábua está uma das fases da vida do Homem: o Leito de Morte, o Juízo Final, o Céu, o Inferno. Esta temática era muito recorrente no período medieval. A Ira está representada por uma cena de conflito, violência vingança e ciúmes. Na preguiça vemos uma mulher que está a vestir-se para ir à Igreja enquanto tenta acordar o seu marido adormecido. A Avareza mostra um julgamento onde o culpado se prepara para subornar os juízes.

Bosch
The Seven Deadly Sins

c. 1480
Museo del Prado, Madrid

A representar a Luxúria está uma cena em que um casal conversa numa tenda aberta ao exterior, sendo acompanhados por um bobo e por um conjunto de músicos que deixa os seus instrumentos no chão. Entre estes instrumentos está a lira que era o instrumento musical do deus Apolo que depois a deu a Orfeu. Este fez ressuscitar a sua Eurídice, mas ao olhar para trás, ela desaparece.

Bosch
The Seven Deadly Sins (pormenor Luxúria)
c. 1480
Museo del Prado, Madrid

A Inveja mostra-se através de um provérbio que diz: dois cães com um osso dificilmente chegam a acordo. O homem e a mulher são comparados aos cães que tendo dois ossos, olham para cima à espera do osso que o homem tem na mão. A sua filha tem um bom pretendente, a julgar pela bolsa que ele tem à cintura, mas o casal prefere olhar o homem que passa vestido de branco, pois esse, como se pode ver, tem quem o sirva.
Bosch
The Seven Deadly Sins (pormenor Inveja)
c. 1480
Museo del Prado, Madrid
Na Gula vemos uma mesa cheia de comida e um homem e um rapaz, pai e filho, a comer com avidez enquanto uma criança defeca na própria roupa.
Bosch
The Seven Deadly Sins (pormenor Gula)
c. 1480
Museo del Prado, Madrid

O Orgulho é retratado com a oferta do diabo a uma mulher. Ele oferece-lhe um espelho e ela tão entretida está que fica de costas para quem olha. É uma mulher abastada que no meio das roupas e demais acessórios não vê que quem segura o espelho é o próprio diabo.
Bosch
The Seven Deadly Sins (pormenor Orgulho)
c. 1480
Museo del Prado, Madrid