terça-feira, agosto 07, 2007

- mãe, a maçã tem bicho -

Quer dizer, não é a mesma coisa que procurar uma agulha num palheiro. Nem capturar o Godzilla…

O Tribunal Penal Internacional pediu a 4 de Junho deste ano ao Egipto, ao estado da Eritreia, à República da Etiópia e a Líbia que entregue ao mesmo tribunal Ahmad Harun, um oficial sudanês acusado de crimes de guerra e crimes contra a Humanidade no Darfur. Darfur que não assinou a criação do tribunal em Roma, não reconhece legitimidade ao mesmo para julgar os criminosos da Terra. No entanto, já em Fevereiro deste ano que Ahmad Harun foi acusado. Nessa altura era Secretário de Estado para os assuntos Humanitários.

Agora, mais de meio ano depois, Harun ocupa o cargo de Ministro para a mesma área e mesmo não estando fugido, escondido, não é entregue ao TPI. O Então secretário era responsável pela segurança da região atacada entre 2003 e 2004 e de onde saiu um grande número de refugiados. Harun terá alegadamente organizado as milícias locais, armando-as e fazendo com que estas acabassem com os rebeldes que tinham atacado o exército sudanês. Em Julho de 2003 referiu mesmo que lhe tinha sido concedido o poder e a autoridade para matar ou perdoar no Darfur.
A única autoridade “capaz” de julgar Harun é o Presidente do país ou o Vice- Presidente. Esperar que se faça justiça no país, ou então esperar que Harun seja capturado numa das suas deslocações à Jordânia para um tratamento médico.