sexta-feira, janeiro 27, 2006

O CARTEIRO

[No momento em que os olhos começaram a fechar e a confundir a linha de cima com a de baixo, a trocar a visão literária pela involuntária produzida pelo sono, misturei a "Beata Beatrix" com "Mariana in the Moated" que é o mesmo que dizer que misturei o Dante Gabriel Rossetti com o John Millais, que é o mesmo que dizer que antes de adormecer vi "Orlando" sob o ponto de vista de dois pintores, nenhum deles próximo da obra.]

Dante Gabriel Rossetti
Beata Beatrix
1864-1870
Tate Gallery, Londres


John Millais
Mariana in the Moated Grange
1850-1851
Colecção Privada


“Quem ?” perguntava, elevando as mãos ao mesmo tempo que se ajoelhava junto à janela, dando então a ideia de ser a própria imagem da feminilidade suplicante. “Em quem me poderei apoiar?” As palavras formavam-se sozinhas, as mãos uniam-se involuntariamente, da mesma forma que a pena escrevera por sua vontade. Não era Orlando quem faltava, mas o espírito da época.”(…)

(in Orlando, Virginia Woolf)