"Eu continuava a resistir. E essa resistência custava-me cada vez menos, porque, por mais que se goste do veneno que nos faz mal, quando durante algum tempo somos privados dele devido a uma necessidade qualquer, não podemos deixar de dar valor ao repouso que já não conhecíamos e à ausência de emoções e de sofrimentos."
(PROUST, Marcel - Em Busca do Tempo Perdido: À sombra das raparigas em flor, Lisboa: Relógio d'Água, 2003, p200)
13 Comments:
Eu lembro-me com agrado do verão e do jardim onde ,à sombra duma nespereira ,li a recherche. Devo ter lido até ao quinto ou sexto volume da colecção " Dois mundos" da Livros do Brasil.
Parei no ponto em que o Barão de Charlus vê o derrière dum belo rapaz e completamente tomado pelo desejo homosexual, exclama:
-Que belo cú!
Isto foi demais para a idade e para o mundo que eu tinha então.
Bom verão e boas leituras Beluga
Marcel Post
Ahahahahahahahahahahahah
Posso dizer que a minha segunda experiência com a Recheche está a ser muito melhor que a primeira.
Ainda bem que está feliz! Continuação de boas leituras.
Marcel Post
E por falar em franceses e em exageros anatómicos, aqui fica uma pintura de William-Adolphe Bouguereau, onde sem se mostrar nada se diz tudo: ora digam-me lá também caros leitores e cara Beluga, se esta lua não está um farrapito crescidota demais para quarto crescente?
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Les_Or%C3%A9ades
Caro anónimo
Como está?
Nunca cheguei a perguntar: que tal "A Chegada das Trevas"? Gostou?
Muito obrigada pelo Bouguereau; não conhecia esta pintura. Neste momento ando com esta questão na cabeça:
https://en.wikipedia.org/wiki/Particular_judgment
Também me ando a perguntar porque é que Cristo deu várias chaves a Pedro e não uma...
Au revoir
Olá Beluga! Como está?
São pensamentos muito elevados os que a têm ocupado. Não sabendo nada sobre este assunto tenho contudo a intuição que a reflexão sobre o tema das chaves de Pedro deve passar pela questão do corpo mistico da igreja. Eu próprio ando a reflectir sobre o corpo e o seu fechamento e/ou abertura tomando o David de Miguel Ângelo como ponto de partida. Miguel Angelo ""fechou""o corpo de David ao fazer a mão direita pendente virada para dentro. Num estudo desenhado do mesmo tema, Leonardo da Vinci faz a mão direita pendente virada para fora , prolongada pela funda ou seja , faz o corpo de David "aberto". Parece.me que Leonardo era em quase tudo um cientista e um engenheiro que tinha a extraordinária capacidade de reflectir graficamente sobre a ciência. Assim representado o David, a alavanca utilizada por fica mais evidente e, por outro lado, fica ele também apoiado sobre uma "terceira perna" fragilissima. Mas enfim isto vale pouco e se algum dia tiver mais alguma coisa a dizer sobre estes temas colocarei aqui nos comentários onde tenho sempre muito gosto em trocar opiniões consigo. Bem haja e até breve
Sobre a função estabilizadora da ""terceira perna"" duma escultura de vulto em pedra:
http://www.thesculptorsfuneral.com/episodes/2015/11/21/episode-43-donatello-among-the-medici
Aos 45 minutos
Honni soit...
...qui mal pense.
Obrigada pelo link. Não percebi muito bem uma coisa que o narrador dizia: falava de um/uma "wing" como terceira perna. estive a ver a escultura de vários pontos de vista e não vejo nada que se pareça com uma asa. mesmo que o significado de wing neste contexto seja "flanco", parece que o que se fez foi aumentar a zona dos tornozelos, por onde a estátua poderia partir. para isso há o escudo e o pé totalmente apoiado no escudo (tornando a zona do tornozelo mais robusta) e também uma terceira perna atrás da outra perna, bem como a espada.
Vou dormir. Já estou atrasada!...
Sim, há uma asa, como pode ver por esta imagem. Talvez tenha visto o David de pedra. Este é o David de bronze. A teoria de Jason Arkles, o autor e narrador, é que Donatello não tinha muita experiência neste tipo de escultura e por segurança manteve a terceira perna (asa) , que é mais comum nas esculturas em pedra de figuras em pé
https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Donatello,_David_(bronze)_detail_of_legs.JPG#mw-jump-to-license
Bons sonhos...
E por falar em terceira perna, eu lamento muito ter dado mais um pontapé na gramática: David em pedra e David em bronze. É assim que está certo.
Ah... pois tem uma asa. Está na hora de ir a Florença...
Ora aqui está o que poderá ser uma excelente viagem!
Recomendo-lhe que se visitar Florença,oiça estes podcasts. Ouvem-se bem enquanto se faz uma tarefa rotineira.
Jason Arkles é um escultor americano que trabalha, vive e ensina em Florença.
Neste conjunto de podcasts percorre várias " less travelled roads" da arte florentina e europeia em geral.
Até breve
Vou tentar ouvir. Até breve
Tenho de ir dormir
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