domingo, fevereiro 14, 2021

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

"antes e depois ou como não-tenho-a-certeza-se-já-postei-isto-aqui-.-geralmente-lembro-me-bem-daquilo-que-já-publiquei-mas-ao-fim-de-4.000-publicações-uma-pessoa-fica-com-dúvidas." posto isto, e partindo do princípio que ainda não postei este antes e depois, quero dizer-vos que este é um antes e depois e antes. não se afobem não, meus bichinhos do mato; leiam o post e logo vêem. 

ora bem, ora bem... comecemos pelo Degas que no início da sua carreira artística pintou o quadro Young Spartans. Era uma coisa académica que podia cair no goto do júri do Salon, embora esta pintura de temática histórica nunca tenha sido mostrada naquele evento. este quadro intitulado Young Spartans Exercising vai buscar inspiração a uma anedota que circulava acerca da educação dos jovens espartanos. No seu "Vida de Licurgo" o historiador romano Plutarco descreve a forma como Licurgo, legislador romano, ordenou que as raparigas praticassem exercício físico e que desafiassem os rapazes para lutas, corridas e competições várias. A pintura mostra um grupo de raparigas à esquerda, e de rapazes à direita (rostos e corpos foram modificados pelo artista ao longo do tempo) sendo que estas perecem de facto desafiá-los. A nudez, que não é muito comum na pintura de Degas (à excepção de uma cenas captadas em bordéis), é aqui totalmente assumida, talvez para melhor traduzir o espírito de Esparta. Entre os dois grupos, num segundo plano, vemos um grupo de mulheres e Licurgo e mais atrás a cidade de Esparta e o Monte Taígeto, de onde eram atiradas as crianças que não eram capazes de se integrar nesta cultura. Não estranhem este quadro ser de um impressionista, muito menos de Degas. O pintor era um admirador do classicismo de Ingres, embora soubesse - e o quadro é testemunha disso - que já não era possível, no século XIX, pintar "à la mode". E nota-se que Degas oscila entre o Classicismo e a pré-modernidade. A inspiração de Degas para o grupo feminino parece ter sido o quadro de Jacques-Louis David, "O Julgamento dos Horácios", um marco do Classicismo. Ora vejam lá se não tenho razão:


 







Jacques-Louis David
The Oath of the Horatti
1784
Musée du Louvre, Paris


Edgar Degas
Young Spartans Exercising
1860
National Gallery, Londres


 Ah... e ainda há outro antes e depois... É que na minha opinião o Julgamento dos Horácios tem a mesma composição da Decapitação de São João Baptista de Caravaggio:









Caravaggio
The beheading of Saint John the Baptist
1608
Saint John's Co-Cathedral, La Valetta











Jacques-Louis David
The Oath of the Horatti
1784
Musée du Louvre, Paris

E pronto, ide lá fazer o amor. Mas baixinho e com respeito.