terça-feira, outubro 06, 2020

- o carteiro -

olá. então, tá-se? que tal esse fim de semana prolongado? os meus fins-de-semana prolongados são só fins-de-semana e os meu fim-de-semana normal é, como costumo chamar, fim-de-semerda. são como ejaculações precoces: quando vamos começar a gozar, já foi. É por isso que só para irritar trago um "o carteiro". Irritar quem? pois, não faço ideia. Neste momento estou só a deixar-me levar pela escrita. 
Uma pessoa tem fins-de-semana para descansar de uma semana de trabalho e tem reforma para descansar de uma vida de trabalho. E mesmo descansar dá muito trabalho! O descanso activo, no final da vida, pode ser fonte de muitas alegrias, mas é uma canseira. Eu sei porque o Manet "disse-me". Até ao fim da sua vida, Manet pintou sempre: uma vezes impulsionado por um amigo que lhe sugeria uma temática menos cansativa do que as cenas captadas em plein air, outras vezes sucumbindo às mais valias de materiais como o pastel, menos demorado que o óleo. Manet pintou por isso - no final da sua vida - algumas flores em jarras e deixou por terminar muitos quadros. Fez também algo que poderia fazer dele uma Filipa Vacondeus do Impressionismo, não tivesse eu quase a certeza que houve outras Filipas Vacondeus da pintura antes e depois de Manet. O que havia nele era sobretudo cansaço. Vai daí, fazia aproveitamentos. Não eram aproveitamentos de frango assado, claro, mas Manet aproveitava determinadas cenas já por ele pintadas e usava-as em outros quadros. Vocês podem dizer que isso é "chunga" ("chunga", aliás, é uma palavra "chunga"), mas mesmo para fazer isso é preciso saber. E além do mais, ele estava cansado... Vejam lá se não tenho razão:

No primeiro quadro vemos uma pequena paisagem com um regador em primeiro plano. No segundo quadro vemos aquilo que poderia ser considerado uma cena num café. O quadro chama-se "Woman Reading", mas a personagem encontra-se num típico café francês da época, com a sua bebida à frente o jornal/revista preso por aquela coisa de madeira que ela segura com a mão direita. A personagem até parece estar num interior, como sugere a mancha cinzenta no lado esquerdo do quadro:



















Manet
Watering Can
Colecção Privada



















Manet
Woman Reading
1878-1979
The Art Institute of Chicago

Dois quadros diferentes, certo? Certo, mas com algumas coisinhas em comum:


















Manet
Watering Can
Colecção Privada





















Manet
Woman Reading
1878-1979
The Art Institute of Chicago


E agora ide e espalhai a palavra. Com immmmensa paprika, tá a ver?