sábado, outubro 10, 2015

- o carteiro -

não percebo nada de música, nem de finanças, nem de filosofia, nem de química, nem astronomia. deprime-me a consciência do "só sei que nada sei".

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isto sim, é que é ser pretensioso! Comparar-se a Sócrates, o maior pensador de todos os tempos (e, já agora, uma das figuras que Woody Allen mais admirava).

A frase "só sei que nada sei" é geralmente atribuída a Sócrates, embora não exista tal qual em nenhuma das obras ou diálogos de Platão. Na ‘Apologia’ existe uma passagem com argumentação semelhante. Aí se discute o episódio em que Querofonte, um amigo de Sócrates (ou na versão de Xenofonte, o próprio Sócrates), perguntou à Pítia quem era o homem mais sábio do mundo. Ao que o oráculo respondeu: “Ninguém é mais sábio do que Sócrates”.

12/10/15 8:22 da tarde  
Blogger Belogue said...

https://www.youtube.com/watch?v=4iX6HxF-zDM

12/10/15 10:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

What would Socrates say?

Monólogo de Woody Allen no filme ‘Nem Guerra nem Paz’ (título original: Love and Death), 1975.
Boris ([i.e. Woody Allen] looking at Napoleon, who is lying unconscious on the floor):
“But murder... the most foul of all crimes. What would Socrates say? All those Greeks were homosexuals. Boy, they must have had some wild parties!”

Existe também este livro:
A. George (org.), Que Diria Sócrates? Filósofos respondem às suas perguntas sobre o amor, o nada e tudo o resto. Lisboa: Gradiva, 2008.
O título parece um bocado estúpido mas, na verdade, trata-se de um livro sério. Uma colectânea de textos-resposta onde vários filósofos actuais, mais ou menos (des)conhecidos, tentam responder de forma simples e acessível às centenas (milhares?) de questões que pessoas comuns lhes colocam no site de internet AskPhilosophers.org

15/10/15 3:43 da tarde  
Anonymous pedro b. said...

E agora, quem é que é pretensioso, hem?

15/10/15 3:45 da tarde  
Blogger Belogue said...

Com isto tudo que escreveu, sem dúvida que o woody allen é muito pretensioso. A fazer filmes assim! É gozar com os pobres....
Quero ver se este Natal o Pai Natal me dá um conjunto de filmes do woody allen!

20/10/15 9:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home