- o carteiro -
de futuro, evitar
conheço uma pessoa que usava muito esta expressão: "de futuro...". não lhe serviu de nada; de chefe de divisão passou a técnico graças à mudança de partido no poder da edilidade. quando muda o poder, mudam-se as vontades e embora não vá aqui revelar a minha preferência política, tenho de dizer que a fazer fé nas preferências do actual nosso primeiro sobre os feriados, para acabar com um feriado nacional deveria excluir-se, definitivamente, este do Dia de Corpo de Deus. simplesmente porque o feriado do"corpo de Deus" é a contradição oral (isto na continuação do que dizia antónio guerreiro no expresso acerca das folhas de exame que continham escrito "não escreva nada nesta folha" e que ele denominou de contradição performativa) da trindade. a expressão original é "corpus christi" - que sempre faz mais sentido - mas a que se usa é "corpo de Deus". um dos dogmas do cristianismo revela-nos que ele é pai, filho e espírito santo. sem a crença em tal pode o cristão morrer na praia. mas podemos aceitar tal antítese na denominação deste feriado? vejamos:
se deus é deus, logo pode ser pai, filho e espírito santo, pois ele tudo pode; a nós, ignóbeis mortais, é que os seus desígnios são um mistério. pode por isso materializar-se a fazer-se cristo ou pode continuar desmaterializado e fazer-se espírito. porém:
se deus é espírito, não se pode materializar pois o espírito só se materializa se andar mais rápido que a velocidade da luz e,
se deus é filho, então não se pode converter em pai por uma incongruência cronológica. o filho nunca antecede o pai.
compreendendo isto na lógica cristã, há de facto sentido e até lirismo na expressão. mas compreendendo na lógica laica, que é a que nos rege na prática: o lirismo que se lixe. pode dedicar-se um feriado ao corpo de Deus, mas não se pode representar esse mesmo corpo! na arte, à excepção de miguel ângelo, nunca vi nenhum retrato do corpo de Deus. os primeiros pintores, quando não podiam evitá-lo, representavam mãos. o mais recente de que me recordo é o de Rembrandt, relativo a uma passagem do antigo Testamento.
Giotto
No. 23 Scenes from the Life of Christ: 7. Baptism of Christ
1304-06
Cappella Scrovegni (Arena Chapel), Pádua
No. 23 Scenes from the Life of Christ: 7. Baptism of Christ
1304-06
Cappella Scrovegni (Arena Chapel), Pádua
Miguel Ângelo
Creation of Adam (pormenor)
1510
Cappella Sistina, Vaticano
1510
Cappella Sistina, Vaticano
Rembrandt
Belshazzar's Feast
1635
National Gallery, Londres
Belshazzar's Feast
1635
National Gallery, Londres
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home