sexta-feira, novembro 28, 2008

- ars longa, vita brevis -
hipócrates
antes e depois ou como este post é um bocadinho desinteressante, confesso. Em relação À Vénus de Giorgine, quadro mais que parodiado e revisitado para não dizer pastichizado, o pintor explora um tema sensual ao estilo veneziano. No quadro de Giorgione havia, inicialmente, um Cupido perto da figura reclinada, mas em 1843, alguém cobriu o Cupido, o que é muito estranho pois a alteração foi feita por outra pessoa que não o pintor (pois esse já tinha morrido) e numa altura em que a arte dos Grandes Mestres já tinha algum estatuto. A Vénus está posicionada de forma a criar uma diagonal no quadro e ocupa grande parte do mesmo; domina a pintura e tem um braço atrás da cabeça o que faz com que toda a linha do corpo seja muito mais sinuosa e as curvas do mesmo ficam acentuadas, para fazer pendant com as curvas da paisagem que se desenvolve atrás de Vénus. Este quadro foi pintado numa altura em que Veneza lutava para conquistar “terra firma”, o que nos pode levar a pensar de Vénus (Venere) estava de alguma forma ligada a Veneza. Além disso, a beleza de Vénus é acentuada tanto pelos seus lábios avermelhados como pelo manto que a cobre que é de um vermelho escuro. Por outro lado, a sua pele leitosa rima com a parte creme do mesmo manto.O decoro que se exigia na época e que nunca era respeitado foi aqui contornado com uma manobra magistral: Giorgione pintou a Vénus adormecida, o que quer dizer que ela fica ilibada da possibilidade de culpa na falta de decoro.
Se compararmos a Vénus de Giorgione com a Vénus de Urbino de Ticiano, vemos que este último copiou quase integralmente a posição da figura do quadro de Giorgione. Há no entanto um erotismo maior numa Vénus acordada que provoca conscientemente do que numa Vénus adormecida que provoca involuntariamente. Há outra diferença (técnica, mas uma diferença) e que se prende com a autoria dos quadros. A Vénus de Urbino foi pintada pela mão de Ticiano, mas quanto à Vénus adormecida, pensa-se que tenha sido do atelier de Giorgione sem ter sido integralmente feito pelo pintor que não é veneziano, mas é como se fosse.Quanto a Moise Kisling, que não é nada conhecido, para não dizer que é desconhecido, faz parte do conjunto de pintores que não fazia parte de nenhum conjunto; ou seja, tal como Modigliani, não era um cubista mas pintou e frequentou os mesmos locais que os cubistas. Era companheiro dos bairros boémios de Montparnasse e Montmartre mas também não foi um orfista. Pintou retratos, mas não tinha a paleta de cores nem a técnica agressiva dos Fauves, foi coetâneo dos expressionistas, mas nos seus quadros não há tensão, está longe do Surrealismo e do Dadaísmo. Tanto Kisling como Modigliani pintavam temas comuns de uma forma que não era comum, herdeira talvez de Cézanne e Gauguin mas não comum, e no entanto era aceite por todos como uma nova forma de pintura que reduzia os elementos identificativos de uma figura ao mínimo necessário para essa identificação, não sem alguma ironia e distorção.

O que une estas duas pinturas também é aquilo que as separa (esta frase não quer dizer nada, mas é uma frase feita e um post sem frase feita é um post que tem a mania que é bom e não queremos que isso aconteça aqui no Belogue). O corpo feminino é aquilo que visualmente têm em comum e é também o que as diferencia, porque a figura feminina de Kisling não está a dormir como a de Giorgione; está a provocar-nos (para quem se sentir provocado). A figura de Kisling não faz a separação entre a natureza humana e a Mãe Natureza, pois deixa-se pintar num quarto todo vermelho. O que há é o uso do seu corpo como separador entre a natureza morta do prato com os dois frutos, e vida que se pode encaixar entre a figura feminina e as almofadas. De qualquer forma, é importante ver como muitos pintores da esfera de Modigliani (o próprio também), se serviram das poses dos quadros relevantes dos Grandes Mestres como pretexto para uma pintura onde exploravam os seus objectivos, treinavam novas técnicas e defendiam o seu ponto de vista acerca daquilo que poderia e deveria ser a pintura:"

Giorgione
Sleeping Venus
c. 1510
Gemäldegalerie, Dresden


Moise Kisling
Nu num divã vermelho
1918
Musée d'Art Moderne, Petit Palais, Bruxelas

2 Comments:

Blogger João Barbosa said...

eu cá gostei...
.
.
.
não devia temer-se tanto

28/11/08 10:06 da manhã  
Blogger Belogue said...

tem de ser

29/11/08 1:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home