- ars longa, vita brevis -
hipócrates
antes e depois ou como Renoir tem dominado isto, ou "como apesar de não ter sido um pintor orientalista, Renoir pintor algumas cenas orientais, quase todas com sob grande influência de Delacroix (já uma vez tínhamos feito um post sobre um antes e depois com Renoir e Delacroix). Neste caso a fonte de inspiração não foi Delacroix, mas a fotografia de Roger Fenton e talvez por isso esta mulher não corresponda tanto quanto as outras mulheres de Renoir, aos ideais de beleza do pintor. A mulher não é loira nem ruiva, não tem a pele clara, mas antes meia amarela, como se tivesse uma doença e senta-se numa pose provocadora, olha para quem a olha, enquanto as burguesas parisienses de Renoir são todas muito lolitas, menos assumidas. Isto mostra também um certo preconceito de Renoir em relação às culturas orientais que visitou pois ele posiciona-se sempre como o voyeur que fantasia com um mundo desconhecido. As suas mulheres orientais são sempre muito diferentes das ocidentais, como se nenhuma deles fosse tímida ou casta, ou velha ou feia. Mesmo assim, não podemos deixar de notar a semelhança entre a fotografia e o quadro nem pensar que Renoir redescobriu ou ganhou o génio após as suas caminhadas no deserto:"
Roger FentonReclining Odalisque
1858
Met Museum
Pierre-Auguste Renoir
Woman of Algiers
1870
The National Gallery of Art, Washington
1 Comments:
sim, é orientalista, mas longe das odaliscas de Ingres
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