quinta-feira, setembro 06, 2007

- o carteiro -
No livro "O Museu Desaparecido", Héctor Feliciano relata um caso curioso digno de "o carteiro". Ou é "o carteiro" digno dele.
O livro fala do saque de obras de arte praticado pelos nazis durante a ocupação e a guerra, devidamente organizada, com uma estrutura própria e que deveria servir "ad major gloria" das estruturas do Reich: Museus, salas de reuniões, palácios e claro, residências oficiais, colecções particulares, pequenos tesouros para gozar na velhice. Hitler não gostava dos modernos, não porque não compreendesse, porque o Führer não entendia nada de arte, mas porque eram incómodos sob o ponto de vista da ideologia. Gostava de Miguel Ângelo (o Renascimento, a força do Homem, o pensamento vencedor face à emoção...) e de Vermeer por achar que o pintor representava tudo a supremacia da raça ariana. Desejava incluir na sua colecção pessoal este quadro, O Astrónomo. Compreende-se porquê: um homem branco, ainda que sem nacionalidade ou religião definidas (muito embora Vermeer fosse um pintor protestante tal como Rembrandt que Hitler também apreciava), acaricia o mundo com ar pensativo. Ele domina os mistérios do Universo e domina, ainda que de forma metafórica, o Mundo terrestre.

Vermeer
O Astrónomo
1668
Museu do Louvre, Paris


No que Hitler nunca reparou foi no quadro dentro do quadro; ou seja, numa pintura pouco nítida com moldura negra e que se encontra atrás do astrónomo. É o elemento hebraico da imaculada pintura do Führer, pois retrata Moisés a ser retirado da água. Foi este episódio bílbico do Antigo Testamento que funda o Judaísmo que escapou a Hitler. E para que não restem dúvidas, o mesmo quadro aparece em "Senhora escrevendo carta e sua criada", retratando o momento em que a filha do faraó e as suas aias recolhem das águas do Nilo, Moisés.
Apesar de se ter dedicado em jovem à arte, tendo tentado mesmo a entrada na Academia de Belas Artes de Viena, Hitler nunca conseguiu. E nem sei se foi graças a Deus.


Vermeer
Senhora escrevendo uma carta e a sua criada
1671
Galeria Nacional da Irlanda, Dublin