quarta-feira, setembro 20, 2006

- o carteiro -


No Centro Português de Fotografia encontra-se aberta ao público a exposição "África pelos Africanos" e é é possível descobrir entre outras coisas, esta fotografia de um artista que se chama Rotimi Fani Kayode. Obviamente a imagem tem influências da pintura, mas que pintura em concreto é que falta saber.

Caravaggio
The betrayal of Christ
1602-1603
National Gallery of Ireland, Dublin

A Teresa diz que é flamenga ou até barroco espanhol, eu vou para Caravaggio.

Procaccini
The betrayal of Christ
1617
Maison d'Art Parc Palace, Montecarlo

A Teresa diz que é uma descida da cruz, eu digo que uma traição de Cristo.


Há também qualquer coisa de um vídeo clip da Madonna (Like a prayer) e até, penso eu, do Losing my religion dos REM.

Por falar em vídeo-clip, uma parte da exposição é dedicada às fotografias da revista Drum, revista sul-africana dos anos 50 e que inspirou (basta ver as fotografias de pessoas alinhadas vestidas com roupa típica) o realizador do vídeo-clip da Janet Jackson.
O realizador é Mark Romanek e a música é "Got 'Till It's gone".


O mesmo realizador concebeu o vídeo clip da música "Hurt" de Johnny Cash, música essa que serve agora de banda sonora ao mais recente anúncio da Nike. Li algures que a Nike, talvez pressionada por esta febre do natural e saudável, do ecologicamente correcto, está a pensar em desenvolver calçado para atletas que lhes dê a sensação de correr sem nada nos pés. Alguns deles já fazem isso, e se a coisa se torna moda, em breve as marcas não poderão vender nada, nem mesmo o ar que o calçado ocuparia, pois esse passa a ser de toda a gente. A Nike bem pode voltar às origens sem qualquer problema.


Se o seu nome vier da denominação grega para a deusa da Vitória, Nike, basta lembrar que nos primeiros jogos olímpicos os atletas corriam descalços.
Isto hoje foi dar uma "volta muita grande", não foi?

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

gostei muito.

24/9/06 8:09 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

Gostei, mesmo !

25/9/06 8:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home