segunda-feira, novembro 07, 2005

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA




Agora que a febre "O Código Da Vinci" parece estar a acabar, recomenda-se a leitura de "Notas de cozinha de Leonardo Da Vinci", de Shelag e Jonathan Routh, Editora Arte Mágica, 2004.
O padastro de Leonardo era pasteleiro e a comida desde sempre teve muita importância na sua vida, ou não fosse uma das suas obras mais relevantes a Última Ceia, que é alvo de especulações no livro de Dan Brown. Leonardo chegou a abrir uma taberna em sociedade com Sandro Botticelli. As notas de cozinha referem-se ao período em que Leonardo serviu na corte de Milão, governada pelos Sforza, de quem já falamos. Leonardo confessa odiar alguns dos pratos, mas a sua função era disfarçar o seu aspecto com cascatas de alimentos. Deixamos apenas aqui um excerto que nos mostra como Leonardo inventou o guardanapo:

"Inspeccionando as toalhas do Senhor Ludovico, meu Amo, depois de os seus comensais terem abandonado a sala do repasto, depara-se-me uma cena de caos e depravação tais (que a nada mais é semelhante se não ao rescaldo de uma batalha) que considero uma prioridade, antes de qualquer Cavalo ou Retábulo, encontrar uma alternativa.
Já disponho de uma. Creio que deveria ser dado a cada um dos comensais um pedaço de pano individual que, depois de sujo pelas mãos e pelas facas, poderia ser dobrado, de forma que não conspurcasse a aparência da mesa com as suas imundícies. Mas que nome hei-de dar a estes panos? E como apresentá-los?" (pág.117,118)

Fica também a nota para a Formiga Bargante: é de leitura obrigatória porque Leonardo Da Vinci inventou muitas receitas. Entre elas o Spago Mangiabile (fio comestível) que não é mais que o esparguete.

2 Comments:

Blogger formiga bargante said...

Sempre a aprender, sempre a aprender...

7/11/05 11:53 da manhã  
Blogger Ana Biscaia said...

um belo livro...muito divertido.

7/11/05 11:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home