quinta-feira, dezembro 03, 2020

não percebo este blogger.com: não consigo ver os posts de Novembro! desapareceu tudo o que postei nesse mês, até dia 27.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa tarde Beluga. Esta sua reclamação por causa do desaparecimento dos posts de novembro, dá-me a oportunidade para fazer.lhe uma pergunta que ando para fazer desde então. No post de 3 de novembro p.p., a Beluga sugere este link aos seus leitores que quiserem ver mais azulejos de Delft com cupidos.

Como parece que estudou e reflectiu sobre esta iconografia pergunto.lhe se sabe a razão ( se há alguma) porque todos estes cupidos têm pelo menos um pezinho em terra, porque é que nenhum deles está a voar. Porque será? Muito obrigado

5/12/20 3:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desculpe, esqueci.me de colocar o link

https://www.regtsdelfttiles.com/delft-tiles-collectibles/cupid.html

O que eu disse também não é exacto: no 25 azulejo da primeira página, o cupido está completamento no ar, mas muito Ju to ao chão. Sabe se estes azulejos só se utilizavam para rodapés? Vou ver como é que se diz rodapé em holandês. Muito obrigado

5/12/20 3:10 da tarde  
Blogger Belogue said...

Caro anónimo

Boa noite. Lamento, mas acho que não posso ajudá-lo pois não estudei a iconografia dos cupidos. sei que o cupido clássico era um jovem rapaz, que o cupido do renascimento já era uma criança, que nem todos os putti são cupidos, que o cupido barroco era ornamental (quase nunca cumpria a sua função de aproximar os amantes, nem carregava consigo o arco e a flecha), mas nada que possa esclarecer a sua dúvida. Se ajudar, posso dizer que este rodapé de cupidos surge também no quadro "Lady standing at a virginal" (National Gallery, Londres) do mesmo autor. aproveito para lhe dizer que alguns cupidos voam:
https://www.youtube.com/watch?v=JREE37Q5cNM

Boa noite e desculpe a demora.

7/12/20 10:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os cupidos estão em terra por causa da pandemia. Muito obrigada

9/12/20 7:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home