quarta-feira, dezembro 02, 2020

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

olá alminhas da encruzilhada, como estais? por aqui vai-se andando. bom, meus meninos e minhas meninas... hoje trago-vos Madame X. Sim, a Madame X do Sargent. Quer dizer, o post começa com o Sargent, mas o que interessa é o Caillebotte. Vocês podem conhecer a Madame X do retrato do Sargent. A história é simples: Madame Gautreau era uma mulher deslumbrante, americana a viver em Paris, e casada com um banqueiro francês. Vários artistas queriam pintá-la, mas o retrato que John Singer Sargent fez de Madame Gautreau é talvez o mais conhecido. Apresentou-o no Salão de 1884, não com a configuração que tem hoje (na apresentação Sargent colocou a alça do vestido de Madame Gautreau a deslizar pelo ombro), mas muito semelhante. O contraste entre o tom de pele e o negro do fundo, a sua pele branca, o seu perfil, as referências clássicas, a sugestão de um encontro sexual com aquela alça a deslizar... tudo isso fez com que o retrato fosse recebido com escândalo. Toda a gente a reconheceu, não obstante Sargent ter dado à pintura o nome "Portrait de Mme ***". Sargent tentou controlar os danos, repintando a alça do vestido no ombro e renomeando o quadro "Madame X". Mas como se sabe não se pode "desver" o que já se viu...

Caillebotte utilizou a mesma "técnica": deu ao quadro abaixo o título de "Madame X." Quem é esta Madame X? Não sabemos, tal como Sargent não queria que soubéssemos quem era a Madame X dele.  Sabemos que Caillebotte fez um "três em um" ou seja, Caillebotte deu ao quadro o título de "Madame X", pois é ela que ocupa o primeiro plano (severa, nada sensual como a Madame X de Sargent), mas deu-lhe um contexto muito especial, colocando em segundo plano o retrato do marido, Monsieur R., cujo nome sabemos pois o quadro em si já existia. Caillebotte pintou um quadro do quadro. Isto tudo, dentro de outro quadro. 

E é assim, alminhas da encruzilhada. ide para dentro pedir pelos vossos pecados, aqueles que não cometesteis (não sei se esta forma verbal existe...), mas podeis sempre cometer.












Gustave Caillebotte
Madame Gautreau
1878
Musée Fabre, Montpellier












Gustave Caillebotte
Portrait of a Man
1877
Colecção privada