quinta-feira, maio 21, 2020

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes e depois ou como hoje quero começar isto de outra forma, principiando por saudar-vos e manifestar o meu pesar por… cenas. é que eu às vezes tenho dias. ou como tenho andado à volta dos impressionistas e pós-impressionistas. Para vos impressionar, trago um antes e depois. não sei é daqueles bons, com sustança, mas é um antes e depois para reflectirem. Vi primeiro o "depois" e pensei "onde é que já vi isto?..." Andei às boltas no google images com "young boys fighting+Bazille" e lá os encontrei, ao fundo (na minha cabeça estavam em primeiro plano). Afinal a printura do Bazille é anterior à de Gauguin. Nunca compreendi bem esta "obsessão" do Bazille pelos rapazes nus. Não que a referida "obsessão" seja assim classificada devido ao número de pinturas da autoria do artista, nas quais figuram homens nus. Elas serão em mesmo número quanto as pinturas de mulheres nuas. As suas mulheres nuas são sempre inexpressivas, sem qualquer capacidade de nos suscitar interesse, ao contrário de algumas mulheres nuas dos expressionistas como a Olímpia ou a jovem nua junto a homens vestidos do Déjeuner sur l'herbe. As mulheres nuas de Bazille são… booooring. Não se lhe conhece uma relação com uma mulher, ou com um homem. Numa carta de 1867, Bazille alude vagamente a uma desilusão amorosa que gorou as suas expectativas de casamento. Sabendo que o casamento gay não era permitido no século XIX, calculo que este desgosto amoroso estaria relacionado com uma mulher. Ou então o pintor sente desgosto por perceber que não poderia casar e ter uma família, sendo homossexual. Esta questão de Bazille ser gay ou não, não é "obsessão" minha. É uma questão que vários críticos estudam. Estudam igualmente a razão pela qual o artista se alistou no exército francês para combater na Guerra Franco Prussiana, aos 28 anos de idade. Estudam igualmente o facto de pertencer a uma família protestante, putativamente abastada.  Tudo isso pode justificar a força daqueles homens nus que Bazille pinta. Ou talvez tudo se explique pois na história da pintura há mais Vénus a tomar banho, meretrizes a seduzir e Marias a amamentar, do que homens a lutar e daí o nosso espanto com os corpos nus destes homens (nem idealizados como os corpos masculinos do Renascimento nem martirizados como o corpo de Jesus e sucedâneos). Vejam lá o antes e depois e vejam se não tenho uma pontinha (pequenina que seja) de razão. Eu às vezes nem sei para que escrevo isto.



Frédéric Bazille
Summer Scene
1869
Fogg Art Museum, Massachusetts




















Frédéric Bazille
Summer Scene (pormenor



Gauguin
Jeunes Lutteurs
1888
Colecção Privada