segunda-feira, novembro 20, 2017

- o carteiro -

talvez o espelho do quarto do Van Gogh não fosse para ele se barbear. Aliás, dos retratos que conhecemos de Van Gogh, ele está com barba, o que quer dizer que esse devia ser o seu "estado" habitual e que portanto, não se barbeava com frequência. Talvez fosse um espelho de trabalho ou simplesmente um objecto compunha bem o ambiente.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cara Beluga.

Permita-me que lhe diga, mas não percebe nada de barbas.
Mesmo quem usa barba precisa de tratar dela regularmente se não a quiser ter selvagem como a do Walt Whitman. Uma barba como a que Van Gogh tem aqui

https://en.wikipedia.org/wiki/Portrait_of_Dr._Gachet#/media/File:Vincent_van_Gogh_-_Dr_Paul_Gachet_-_Google_Art_Project.jpg

espessa, bravia e forte precisa de ser cuidada pelo menos uma vez por semana. Precisa de ser aparada, precisa de definição de contornos. E isso é um trabalho de mais precisão que o simples escanhoar diário que deixa a cara limpa e que ao fim de alguns anos já se faz maquinalmente.
E porque é um trabalho de precisão, requer melhor luz. Ora, é muito curioso que no quarto do Van Gogh, a janela, de onde vem a luz, esteja à direita do espelho e que ele tenha justamente cortado a orelha esquerda, o lado com menos luz.

Mas não leve isto muito a sério que eu também nunca investiguei isto a sério e todas as suas dúvidas serão bem vindas.

Tenha a melhor semana possível

John Flores

20/11/17 9:43 da manhã  
Blogger Belogue said...

Olá boa noite

Este desafio merece uma resposta escrita num teclado digno desse nome e não num teclado de um telemóvel "piquinino" como o meu. Volto em breve!
Até já, beluga

20/11/17 11:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home