terça-feira, março 14, 2017

- não vais mais vinho para essa mesa -

se conto esta história, é para exorcizá-la e não para me vangloriar até porque não há nada nela de que me possa gabar.

num destes dias, ao passar aqui na rua onde trabalho, um dos vizinhos disse: "sempre a correr!", ao que respondi com um daqueles clichés: "tem de ser!". Mas ele não se ficou por ali. Olhando-me de alto a baixo (que no meu caso é "de baixo a baixo" pois quando alguém começa a olhar, logo acaba) ele atira um "tens filhos?". Eu que nunca o tratei por tu e era, como se costuma dizer "só bom dia e boa tarde", tenho um problema: apanhada de surpresa digo sempre o que não possa magoar o outro. Na minha cabeça, havia uma série de histórias que poderia contar como

[tive uma filha aos quinze anos, mas tive de dá-la para adopção. os meus pais obrigaram-me. a miúda vive com os pais adoptivos no Connecticut (não me perguntem porquê, foi uma coisa que me veio à cabeça) e soube que os pais faziam rituais satânicos com os corações das ovelhas que criavam. já pedi a guarda dela, mas está complicado...]

no entanto, o que me saiu foi a verdade, a maldita verdade: "não, não tenho". O moço dispara:
"estás livre? um destes dias vou convidar-te para jantar. aceitas? é que eu tenho uma paixão inconfessável..."

[estás a confessá-la]

"por ti. És linda"

[você é linda, mais que demais...]

"e para mim, um mistério." 

[um mistério? uuuuuu.... medo...]


"Aceitas sair comigo?"

Para não lhe dizer que não, que não aceitava sair com ele, e por distracção, disse:

"obrigada". (não sei bem porquê).

"Mas aceitas?" insistiu ele. "Olha que eu sou tímido!"


[sabes lá o que é ser tímido... ]

"Depois a gente fala", respondi, para não lhe responder a verdade: "não!" Para dentro disse "merda, devias ter dito logo que não, mas tens sempre medo que te achem uma cabra..."
Até que após algumas mensagens enviadas fora de horas

"tens facebook?",

 tive de dizer:
"Nuno, não é? Bom, deixa-me tratar-te por tu. Há coisas que não podem ser ditas conjugando os verbos de outra forma. Não tenho à vontade nenhum com homens, tenho-lhes até algum medo. Eis o meu mistério. Por isso, vai à tua vida. Só quero ficar em paz com as minhas guerras. Como diz o Chico... Conheces o Chico, o Chico Buarque? Pois, como diz o Chico:

"Deixa em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção
Pode ser a gota d'água"