terça-feira, julho 24, 2012

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

olá minha gente. aqui está mais um antes de depois. desta vez o que vos trago é um pouquinho diferente. estava a ver umas pinturas do Zurbarán, uma naturezas-mortas e passei por algumas pinturas de santas. e embora não tenha descoberto as minas de sabão amarelo, dei-me conta que ele pintou várias santas na mesma posição. Esta é uma tipologia criada e seguida pelo pintor e que se caracteriza pela representação da santa/mártir de corpo inteiro, retrato de perfil, com destaque para os trajes ricos e típicos de uma jovem do século XVII. Tentei fazer este post organizando as imagens consoante as datas de realização dos quadros, mas em alguns casos isso foi mais difícil, razão pela qual aparecem pela ordem em que aparecem. A santa Casilda e a santa Isabel de Portugal são muito semelhantes: tanto num caso como no outro orientam o corpo para a direita, levantam o traje e em ambos os casos, leva no traje algo. Santa Casilda (filha do emir de Toledo e que se converteu ao cristianismo às escondidas do pai) está associada com a transformação milagrosa do pão em rosas, tal como Santa Isabel da Hungria e como santa Isabel de Portugal. O rosto de Santa Casilda é mais suave do que o de Santa Isabel que me lembra muito o rosto de Dona Carlota Joaquina, a rainha espanhola na corte portuguesa, cerca de 2 séculos mais tarde.


Associo depois a Santa Ágata com a Santa Doroteia: têm a mesma inclinação da cabeça, seguram ambas cestas (no caso de Santa Doroteia, um cesto com flores e frutas e no caso de Santa Ágata os seus seios num prato). Santa Ágata nasceu na Sicília e decidiu permanecer virgem durante toda a sua vida e dedicá-la a Cristo. No entanto teve de passar algumas provações infligidas pelo prefeito de Sicília: foi enviada para um bordel, mas escapou sem mácula, foi torturada (os seus seios foram cortados), mas sobreviveu. Curiosamente Santa Ágata é a protetora das parteiras e dos fundidores de sinos devido à semelhança entre o aspecto dos sinos e dos seios femininos. Santa Doroteia era de Cesareia e era uma jovem cristã, rica cujos pais foram martirizados. Decidiu permanecer virgem e dedicar-se a Deus. Se é verdade que a sua fama lhe granjeou muitas simpatias entre os cristãos, também alertou as autoridades romanas que não viam com bons olhos a independência e constância da jovem. Após alguns episódios, foi condenada a morrer decapitada. O seu atributo (cesto com flores e frutos) está relacionado com uma lenda segundo a qual teria enviado do céu flores e frutos para um dos representantes do poder romano que havia escarnecido dela e do "seu" Deus.


Por fim, faço a associação entre Santa Margarida e Santa Marina pois ambas possuem a mesma orientação, chapéu, um bordão de caminheiro e uma bolsa muito semelhante. A lenda apócrifa da vida e morte de Santa Margarida de Antioquia diz que foi perseguida por Diocleciano e decapitada. Apesar da santa ser da Antioquia, Zurabarán pintou-a como se fosse espanhola; em concreto, como se fosse uma pastora espanhola, algo que se confirma pelo seu traje. Nesta representação do pintor espanhol podemos ver um dragão que ela derrotou com o sinal da cruz. Segundo me lembro, Santa Margarida que aparece no retrato dos Arnolfini, era também a padroeira das grávidas. Segundo a lenda, a história de Santa Marina é diferente. Trata-se de uma santa espanhola, filha de um casal pagão, mas que foi educada por outra família segundo a crença cristã. Quando mais tarde foi apresentada ao seu pai (que era governador), foi persuadida a negar a sua crença, mas não aquiesceu e acabou martirizada. Li que Santa Marina era a versão grega de Santa Margarida, mas a verdade é que as duas histórias são diferentes, não obstante de facto a semelhança entre as duas representações de Zurabarán. Neste caso o pintor retratou a santa como espanhola, porque ela é de facto espanhola.


Quanto a nós, peço desculpa por isto não estar nenhuma maravilha, mas sabem... dou muitas explicações de geometria, passo muito tempo sozinha a investigar coisas para o curso e a escrever coisas minhas. Por isso, mesmo que muitas vezes queira ser mais criativa, não consigo, porque neste momento ando muito concentrada em coisas concretas, não tenho estímulos visuais nem literários. O que leio e vejo é muito técnico. Bem, vou embora. Até à próxima e portem-se bem: façam os deveres, respeitem os pais, lavem os dentes antes de ir para a cama e façam as vossas orações.
Zurbarán
Santa Casilda
1630
Thyssen Bornemisza, Madrid

Zurbarán
Santa Margarida
1631
National Gallery, Londres

Zurbarán
Santa Ágata
1630-1633
Museu Fabre, Montpellier

Zurbarán
Santa Isabel
1638-1642
Museu do Prado, Madrid

Zurbarán
Santa Doroteia
1640

Zurbarán
Santa Marina
1650
Museu Thyssen-Bornemisza, Madrid