quarta-feira, dezembro 10, 2008

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

[1] Valha-nos Nossa Senhora de Caravaggio (né?)
A polícia encontrou (finalmente!) a pintura de Caravaggio "Taking of Christ" que foi roubada em Julho do Museum of Western and Eastern Art em Odessa. Os assaltantes entraram no museu por uma janela, subverteram o sistema de alarme, retirando o vidro e não partindo-o, retiraram o quadro da moldura e saíram pelo telhado. Odessa, a nova São Paulo. Bem, em verdade se diga que se um museu português fosse assaltado a segurança não poderia fazer nada.

[2] Valha-nos Saint... Laurent
O Guggenheim cancelou a gala anual Young Collectors Council Artist's Ball após cinco anos de edições sem interrupções. O evento era aguardado todos os anos por gente da moda, da arte e de nada. Celebridades... A gala contava sempre com pessoas muito conhecidas e tinha o patrocínio de um designer ou uma marca de roupa de nome relevante, bem como com as boas graças da imprensa que adorava a festa. Este ano, ao saber que não haveria nomes sonantes associados ao mecenato do espectáculo, nem mesmo a comunicação social ia estar presente, o museu substituiu a gala por um cocktail (porque isto custa a todos) pequenino.

[3] Valha-nos... Santinho (obrigada)
Sou da opinião que o atraso das obras na Sagrada Família de Gaudí é propositado. Afinal é este protelar da conclusão e prolongar do mito que a mantém viva pois mantém viva a memória do homem que a construiu tal como se ele tivesse desaparecido nesse dia e ainda o esperassem. Propositada porque ajuda ao turismo. Quem já lá foi e quem foi ao museu sabe que há a tentativa um pouco patética e mórbida de estar sempre a impingir a presença de Gaudí, nos seus estudos, nas suas maquetes. Agora que as obras (de gosto duvidoso) estão a chegar ao fim (mais 20 anos) 400 intelectuais espanhóis (entre arquitectos, artistas, realizadores e galeristas que a forma como a catedral está a ser feita trai o espírito de Gaudí. Confesso que é difícil decidir entre fazer conforme os planos originais e fazer com outros materiais, com novas técnicas... Fazer não propositadamente diferente para não fazer de forma descontextualizada. Afinal, já não estamos em 1926. O historiador Albert García disse que desta forma um dia teremos não Barcelona, mas Gaudinona.