- ars longa, vita brevis -
hipócrates
Um "antes e depois", ou, para ser mais correcto, "dois ao mesmo tempo":
Estes dois quadros são duas Conversões de São Paulo, o gentio que juntamente com São Pedro, o judaico, forma a base da Igreja. O primeiro quadro foi recusado porque o cavalo ocupava o centro da composição e era-lhe dedicado mais espaço do que ao santo. Diz-se que São Paulo, que participou activamente na morte de Santo Estevão, ía um dia a caminho de Damasco quando foi cegado por um raio muito forte e caiu do cavalo. Ouviu em seguida uma voz perguntar: "Saulo*, Saulo, porque me persegues?" Deus mandou-o seguir caminho e deu-lhe instruções. Paulo esteve cego durante três dias após os quais foi curado por Ananias.
Caravaggio
The conversion of Saint Paul
1600-1601
Odescalchi Balbi (colecção privada)
Caravaggio
The conversion of Saint Paul
1600-1601
Cerasi Chapel, Santa Maria del Popolo, Roma
*Paulo era originalmente chamado de Saulo.
2 Comments:
Nao percebo....mas o cavalo nao continua a ocupar a maior parte da composição no segundo quadro?? Pergunto...
Estou a "passar-me". Não aguento mais.
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