quinta-feira, setembro 14, 2006

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

à excepção desta, passava férias em qualquer uma:

Frank Loyd Wright
Casa Taliesin

Apesar de casado, Frank Loyd Wright iniciou um romance com Mamah Borthwick Cheney que mudou a sua vida. Ambos eram casados: Mamah com um vizinho de Wright e este, com Kitty. Sairam da América e foram viver para a Europa onde Wright sentia que não estava a fazer nada de novo (uma crise criativa, acho eu). O marido de Mamah concedeu-lhe o divórcio e esta instalou-se em Itália, enquanto Kitty, a mulher de F.L.W se negou a tal. Entretanto Wright voltou para a América e começou a construir uma casa a que chamou de Taliesin. Já com a família instalada na nova casa, uma tragédia aconteceu. Wright estava em Chicago em Agosto de 1914 quando o seu mordomo (era de inteira confiança de todos), de seu nome Julian Carlton, incendiou a sala onde se encontrava a família Wright e alguns amigos, após uma refeição. Julian fechou a porta para que ninguém pudesse sair por ela, e quando todos se abeiraram da janela para escaparem ao fogo, o mordomo esperou-os do lado de fora e matou-os, um a um, com um machado. Morreram Mamah, os seus dois filhos, o jardineiro, 2 colaboradores de Wright e o filho de um deles.
Wright reconstruiu a casa, mas esta voltou a ser alvo do fogo (um curto-circuito). Depois disso reconstruiu-a outra vez.

2 Comments:

Blogger johnny handsome said...

Se bem que não há como a Fallinwater, para mim servia-me qulque uma, até o edifício Johnson Wax...Mas que este FLW não era flôr de estufa....
Tal como Gaudí teve a sorte de ter clientes ricos e esbanjadores com sentido estético e bom gosto...Mas ainda teve alguns amargos de boca com eles.
No fundo não era muito diferente dos empreiteiros de hoje em dia: gastava que se fartava e o trabalho avançava pouco ;))) Mas que tinha génio, disso ninguém duvida.

14/9/06 4:35 da tarde  
Blogger johnny handsome said...

Errata: Porra! Maldito teclado. Onde se lê, no comentário anterior, "Fallinwater" deve lêr-se "Fallingwater". Onde está "qulque" deve estar ""qualquer".
Raios!!!

14/9/06 4:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home