quinta-feira, junho 22, 2006

- não vai mais vinho para essa mesa -
Poussin - Esqueceram-se de mim. Olhe, sr. blogger, esqueceram-se de mim. Eu tenho um quadro, conhecidissimo aliás, sobre o Verão. É o mais conhecido de todos!

Nicolas Poussin
Summer. Ruth and Boaz
1660-1664
Museu do Louvre, Paris

Boucher - Calma aí. Eu também tenho um quadro, conhecidissimo aliás, sobre o Verão. Você deve conhecer porque tenho outros dedicados a todas as estações do ano.

François Boucher
Summer
1755

Poussin - Eu também.
Boucher - Você é de que estilo?
Poussin - Renascimento. Temos sede em Itália e filiais em todas as grandes cidades da Europa. E o seu?
Boucher - Rococo.
Poussin - Ah-ah! Posterior a mim, portanto. E sem a visibilidade que eu tive.
Boucher - Isso é que já é mais relativo. Sabe que o Rococo teve muitos admiradores.
Possin - A Ágata e o Emanuel também têm muitos admiradores.
Boucher - Pois é, mas o meu estilo era imperial, enquanto o seu, pelo que sei, teve aí uns problemas com a Igreja e com o Concílio Tridentino. Você era um académico homem. Incapaz de pintar umas nádegas rechonchudas sem entrar em retiro nas Termas de Monfortinho.
Poussin - Você não me provoque homem. Eu estou aqui para que se faça justiça. Quero o meu Verão publicado.
Boucher - Postado! Aqui na caixa diz-se "postar".
Poussin - Por falar em caixa, você não acha isto muito apertado?
Boucher - Não!!! Isto é a internet, podemos ir para onde nos der na real gana.
Poussin - Eu poderei ir para onde me der na real gana. Quanto a você...
Boucher - Que tenho eu?
Poussin - Bou-bou, Bou-cher! Já viu como é preciso encher a boca para dizer o seu nome.
Boucher - Sou importante. Há algum mal nisso?
Poussin - Importante, você tem nome de colutório! Ou melhor, espere aí, tem nome de papa de banana para bébé.
Boucher - Eu não estou para ouvir isto. Vou a outro blog.
Poussin - Não, espere, tenho outro: "Suplementos alimentares Boucher. Para este Verão". Boucher... Boooou-cheeer!