terça-feira, março 28, 2006

- o carteiro -

Bertoldo di Giovanni
Bellerophon and Pegasus
1486
Kunsthistorisches Museum, Viena
Tenho para mim (dito muito em uso nos dias que correm) que a origem da expressão "é um puro sangue" é mitológica. Na mitologia grega, quando Perseu (o meu mito preferido, como vai?) cortou a cabeça à Medusa, do sangue desta nasceu Pégaso, o cavalo alado de Perseu.
A Medusa era uma das três górgonas, criaturas femininas mas de aspecto monstruoso e das três, a única que era mortal. O seu olhar transformava qualquer um que ousasse olhá-la, em pedra. Quando Perseu a matou cortando-lhe a cabeça, da mesma nasceu Pégaso. Apesar de Perseu ter sangue da mais alta estirpe, já que era filho de Zeus e de uma mortal, Medusa era filha de duas divindades marinhas. Isto quer dizer que Perseu era um bastardo e Medusa uma descendente directa das melhores famílias da mitologia grega. Pégaso por seu lado foi um cavalo abençoado: nasceu do sangue de uma divindade, criou a fonte de Hipocrene e auxilou Belerofonte a derrotar a Quimera (que também era um monstro marinho). Qual Golegã, qual quê?
Esta coisa das cabeças cortadas também me anda a dar volta ao miolo: Perseu com a cabeça da Medusa, Salomé com a cabeça de São João Baptista e Judite com a cabeça de Holofernes. Quem souber de mais, diga.