quarta-feira, outubro 26, 2005

O CARTEIRO

"Today is the last day that I'm using words..."

Assim começa a música Bedtime Story de Madonna, que se encontra no álbum com o mesmo nome, datado de 1994. No vídeo desta música é possível ver uma dança sufi, ou de dervixes, ou ainda, de dervixes giróvagos (rodopiantes). É uma dança mística onde a cabeça inclinada e os braços esticados têm um significado. Um braço esticado aponte para o céu recebe do Sol, passa pela cabeça inclinada para esse lado e passa para o braço que se entende em direcção à audiência. Recebem do Sol e dão, como o Sol. Procuravam assim a busca de integração com o Altíssimo.



Nos tempos da conquista otomana de Atenas os dervixes giróvagos reuniam-se na Torre dos ventos um edifício octogonal. A Torre dos Ventos em Atenas é uma excepção na arquitectura da Antiguidade, uma vez que se trata de um edifício civil assente em planta octogonal, algo que não era comum neste período.
A Torre dos Ventos, situada em Atenas, nas imediações do mercado romano e que foi edificada no século I a.C. pelo arquitecto sírio Andrónikos Kyrrestés. Até à Idade Média pensou-se que era um monumento funerário que abrigava o túmulo de Sócrates, mas a verdade é que se tratava de uma torre veleta (cata-vento) que informava os cidadãos sobre os ventos que sopravam em cada momento. Na parte superior do monumento existia um friso onde estavam representadas as oito figuras dos ventos. Na realidade, os ventos eram apenas quatro: Bóreas (vento do Norte) ou Septentrio em latim; Zéfiro; Noto ou Auster, vento sul; e Euro ou Volturnus, vento leste. Os atenienses na época adoptaram estes quatro ventos e acrescentaram mais quatro ao seu culto, figurando assim cada um deles num canto da Torre dos Ventos; um ponto cardinal da direcção em que sopram.
Etimologicamente, o hebraico relaciona a torre, edifício circular, ao verbo mover-se (em círculos), girar.

"... they've gone out, lost their meaning, don't function anymore..."