sexta-feira, setembro 30, 2005

COISAS QUE EU NÃO COMPREENDO

Em entrevista ao suplemento Única do Expresso (24 de Setembro de 2005), Marc Newson, tem esta resposta brilhante - face à pergunta/afirmação «Há um discurso politicamente correcto de que o "designer" deve ser muito consciente dos problemas actuais, sobretudo das questões ecológicas» - :

«Não sei o que é ser ecologicamente responsável enquanto "designer". Significa usar madeira ou materiais recicláveis o tempo todo? Ou usar plástico para não abater árvores? Não tenho resposta. Uso todos os materiais. É importante pensar em usar matéria-prima reciclável, mas a partir de certa altura a discussão começa a andar em círculos. Não me proponho mudar o mundo. Mas também não me sentiria muito feliz por desenhar um maço de cigarros. Para mim há fronteiras muito claras. A questão é qual é o propósito do "design" na vida das pessoas. E qual é a importância do "design" na minha vida como criador?»

Com uma não-resposta desta, e visto que os leitores deste blog não têm feito comentários, penso que Marc Newson só merece um: "Se não sabe, porque é que pergunta?" (resposta de Daavid Tudor, músico que tocava com John Cage perante as perguntas insistentes de uma jornalista japonesa.)