quarta-feira, janeiro 26, 2022

 - o carteiro -
































9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma das regras mais permanentes do amor cortês diz que qualquer carta de amor deve poder ser escondida no decote do vestido. Ora, nós  não estamos a ver  que a Summa teológica que a nossa primeira Madalena segura possa ser posta rápidamente em recato. A não ser que a Madalena não esteja arrependida .....:)))))))))

27/1/22 6:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este senhor pintor Augusto Todo-Mosca, que a Beluga teve a amabilidade de apresentar aos seus leitores, que aqui lhe agradecem (Eu voto PAN,  M. Todo-Mosca é meu protégé:)))), vai merecer a minha atenção durante algum tempo.  Parece não ser mais do que um frívolo pintor de  cenas de género, mas  tem alguns detalhes muito interessantes, para serem vistos com mais cuidado.
Nesta pintura intitulada "Na biblioteca" usa muito subtilmente o contraste entre a cor  azul da Prússia muito fria do vestido e o tom de pele quente da figura feminina, para pintar aquele momento em que uma frase num livro ou uma estrofe num poema,  desperta-nos inesperadamente com um ligeiríssimo acelerar da respiração e  o ligeiríssimo rubor que se segue. Fisiologia subtil de anseios profundos. Uma boa parte do sucesso nos salões parisienses devia passar por entender isto.
E tudo isto pintado muito discretamente, com classe, como convinha que fosse na sociedade que ele pintou. Muito interessante. Muito obrigada D. Beluga Pomadas.



https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Auguste_Toulmouche_Dans_la_Biblioth%C3%A8que.jpg



https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59655123



30/1/22 4:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Esprit de finesse, foi o que eu quis dizer.

30/1/22 7:15 da manhã  
Blogger Belogue said...

Olá anónimo, boa noite

Obrigada pelos links. Envio-lhe outro (por favor preste atenção aos olhos da noiva)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_Toulmouche#/media/Ficheiro:Toulmouche_Bride.jpg
Isto é William Hogarth num ooooutro nível.

O vestido capta a nossa atenção, mas o que gosto são os livros ali ao lado, na cadeira, como se ela não tivesse nada para ler. A propósito... gostei da sua descrição do momento em que aquela passagem por aquele livre faz o nosso coração parar e depois disparar.

Ao outro anónimo de cima, o que posso dizer é só calculo o que é colocar a carta entre seios. Eu só tenho espaço...

30/1/22 9:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Beluga.
Os livros na cadeira são muito importantes sim, mas no meu comentário quis escrever apenas sobre o que me pareceu ainda mais importante: o azul Prússia, que chegou a ser  uma cor galante nos salões de Paris :)))).
Um pouco mais a sério, agradeço-lhe mais uma vez ter chamado a  nossa atenção para este pintor.
Muito obrigado e até breve!

31/1/22 6:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

https://www.artandantiquesmag.com/russian-modern-art/201809_russian_04/

O meu azul preferido

2/2/22 12:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Primeira impressão sobre a noiva: composição delicadíssima. Digo-vos eu.
Quanto ao olhar da noiva: terá algo a ver com este?

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sanzio,_Raffaello_-_Putti_(Madonna_Sistina)_-_1512-1513.jpg

4/2/22 7:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mau, mau, mau, menina Beluga!!!
Assim estamos muito mal!!!
O caso é que eu comecei a olhar para as pinturas do Mosca e a ler os seus "textozinhos",e começa a  parecer  que não foram escritos entre dois chichis apressados, para  aliviar a tensão  dum sofá desconfortável.Começa a  parecer que a menina olhou com atenção para o """"Todo-Mosca""""e que os seus "textozinhos"...Ai, bailha-me Deus que a menina parece ser muito inteligente!Tanto quanto   a minha namorada...Mi aguardi menina..Ai, bailha-me Deus!!!

5/2/22 3:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Beluga comentou:
Ao outro anónimo de cima, o que posso dizer é só calculo o que é colocar a carta entre seios. Eu só tenho espaço...para dois cubinhos de gelo. :)))

5/2/22 6:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home