sexta-feira, dezembro 23, 2016

Pessoas que falam por acrónimos... Passo-me com isso. Principalmente aqueles novos como LOL (Laughing Out Loud - Rir alto,), BFF (Best Friend Forever - Melhor amigo/a para sempre), WTF (What The Fuck - Mas que m****), YOLO (You Only Live Once - Só vives uma vez), OMG (Oh My God - Oh Meu Deus). Para mim só fazem sentido assim:

















Edvard Munch
The Scream (pormenor)
1893

 
















Fra Angelico
Noli Me Tangere (Pormenor)
1440-42
Convento di San Marco, Florença 























Rembrandt
The Raising of Lazarus (pormenor)
c. 1630
Los Angeles County Museum of Art, Los Angeles

4 Comments:

Blogger Belogue said...

Lázaro e Jesus são as únicas personagens bíblicas que ressuscitaram. Elias e Jesus são as únicas que subiram aos céus ( Elias num carro de fogo).

Era um apontamento necessário.

23/12/16 11:26 da tarde  
Anonymous pedro b. said...

Maria também subiu aos céus (por isso existe a Festa da Assunção, ou Ascensão). Por outro lado, é verdade que esse episódio específico não vem relatado na Bíblia, mas nos apócrifos.

26/12/16 8:37 da tarde  
Anonymous pedro b. said...

Em relação às ressurreições são cerca de 10, contando com o Antigo e o Novo Testamento (e com o pp Jesus Cristo, claro):
AT--- o filho da viúva (1Reis 17.17-24; mulher sunamita (2Reis 4.32-37); homem encostado nos ossos de Eliseu (2Reis 13.20-21)
NT--- o filho de uma viúva (Lucas 7.11-15); a filha do Jairo (Lucas 8.41-42; 49-55); Lázaro (João 11.1-44); muitos santos que haviam morrido, depois da morte de Jesus (Mateus 27.52); Tabita (Actos 9.36-43); jovem que dormiu e morreu durante um sermão de S. Paulo (Actos (20.9-10).
Claro que destes todos, os mais famosos são Lázaro e Jesus, embora a insistência nos "filhos da viúva" nos dê bastante que pensar ("filhos da viúva" era um dos nomes que os maçons usavam, segundo uma teoria - provavelmente apócrifa -por causa da Ordem do Templo que tinha sido extinta e cujo último grão-mestre, Jacques de Molay fora queimado na fogueira).
E tínhamos que acabar nos maçon... escrever heresias destas tão perto do Natal é um verdadeiro acto de apostasia!
Continuação de Festas Felizes, e um próspero Ano Novo.

26/12/16 8:54 da tarde  
Blogger Belogue said...

Olá professor:

Não contei com as ressurreições dos patriarcas do Antigo Testamento, nem dos que pereceram antes da vinda de Jesus e que por isso não foram baptizados. Esses eram de facto tão importantes que após a sua ressurreição, Jesus apareceu a Maria Madalena (ela foi ao cemitério, viu Jesus, mas pensava que ele era o hortelão e trabalhava no cemitério. é quando ele lhe diz: noli me tangere). Depois acho que foi libertar essas almas não baptizadas e só depois apareceu à mãe. Acho que é assim... Não tenho aqui a minha fonte, mas vou confirmar e depois digo qualquer coisa.

Quanto aos outros, não sabia que havia mais ressuscitados, para além dos passarinhos dos Evangelhos Apócrifos. Dizem que quando Jesus era criança ressuscitou uns passarinhos... Também não conhecia essa história/ligação entre o Filho da Viúva e a Maçonaria. Maçonaria e teorias da conspiração, não são o meu forte, confesso. Mas estou sempre aberta ao conhecimento.

Apareça! Beijos, bom ano e até breve. Cuidado com as previsões astrológicas para 2017, feitas pelo Miguel de Sousa, vidente das estrelas: ele fazia previsões para a a Dica da Semana...

28/12/16 11:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home