segunda-feira, julho 24, 2006

- mãe, a maçã tem bicho -


Caravaggio
Supper at Emmaus (pormenor)
1600-1601
National Gallery, Londres

"Dêmuma izsmola sefáchavô, obrigado" ou “na cidade com o meu carro”, ou “cinco minutos é muita coisa” ou “com que mão?”

- Ó jovem, não me podes arranjar uma moeda para eu apanhar o comboio para Vilar de Mouros, qualquer coisa, uma moeda mesmo que seja pequena. Grão a grão enche a galinha o papo. É por uma boa causa, não achas?
Responde a senhora que está ao meu lado:
- Não tenho dinheiro trocado.
Chega a minha vez e vem o rapaz com cara de quem andou fortemente metido em substâncias ilícitas com a mesma ladainha:
- Ó jovem, não me podes arranjar uma moeda para eu apanhar o comboio para Vilar de Mouros…
- Não. – sem tirar os olhos da Visão.
- … qualquer coisa, uma moeda mesmo que seja pequena…
- Não. – sem tirar os olhos da Visão.
- …Grão a grão enche a galinha o papo. É por uma boa causa, não achas?
- Não. – sem tirar os olhos da Visão, mas já sem atenção ao que estava a ler. “Por uma boa causa”, ponho-me a pensar antes do rapaz soltar a última tirada. Convém acrescentar que o jovem ficava sempre com a última palavra nestes pedidos tão humildes. Antes de mim tinha dito à senhora ao meu lado: "Não tens trocado! Tu sabes muito”.
- Mas olha que te despia toda, - diz-me antes de ir ter com outra freguesa.


É que eu estava à espera de tudo menos daquilo. Bem sei que o decotedo vestido era um bocadinho edge para aquilo que me é habitual, mas não era para tanto. E depois pus-me a pensar:
“Jovem, despia-me toda para arranjar dinheiro para a sua viagem? Olhe que não ía longe. Se a definição de decote é “espaço entre os seios”, deixe-me dizer-lhe que então sim, tinha à sua frente um grande decote, uma vez que espaço é o que há aqui para dar e vender, com se costuma dizer. Eu quase podia alugar esse espaço para lojas ou escritórios, ou fazer nele uma Plaza Mayor. Outra coisinha; tendo em conta que uma das mãos estava ocupada a segurar a moedas da sua colheita, com que mão é que me ía desapertar o vestido? E a ideia era levar-me consigo para Vilar de Mouros para ir angariando fundos para os seus alfinetes, ou aquilo foi uma coisa de momento pensando que se me tirasse a roupa estava a castigar-me por não lhe ter dado uma moeda. E depois jovem, há a notícia da Visão que diz que a modernização da linha de comboios do Norte que começou em 1996; ou seja, há dez anos, já custou mil milhões de euros e pior que isso, no fim de contas a viagem só ficou encurtada cinco minutos. Por isso, rapaz dos festivais, se for a pé poupa, poupa-me o trabalho corporal de angariar fundos para sua causa – que não é a minha – e ainda chega lá mais cedo do que se fosse de comboio. Eu se fosse a si começava a ir.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

11/8/06 8:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

17/8/06 3:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home