quarta-feira, outubro 12, 2005

COISAS QUE EU NÃO COMPREENDO

Documento 1676, e o outro, o que nunca apareceu

O Público de hoje noticia a intenção da Torre do Tombo de divulgar o dossier da Legião Portuguesa entregue pelo ex-grão-mestre da loja do Grande Oriente Lusitano em Abril. Ao que parece, há vozes desfavoráveis a esta divulgação uma vez que em cerca de 127 folhas são referidos nomes e moradas de colaboradores da organização paramilitar Legião Portuguesa que contou com o apoio Salazarista. Estas vozes defendem que a divulgação dos dados relativos a pessoas que colaboraram com a Legião Portuguesa, algumas delas ainda vivas, para além de poder perturbar a intimidade, as recordações e sentimentos dessas pessoas, não respeitava o número de anos que por vezes estes casos requerem; ou seja, 75 anos após o ano do dossier. Neste caso, só em 2026 o processo nº 1676 estaria disponível para consulta.

Apesar do que as últimas eleições autárquicas podem fazer crer, ainda vivemos num país que pode, sabe (e deve enterrar) os seus fantasmas convenientemente. Não se prevê aqui pelos lados do Belogue que a divulgação desta lista, mesmo no que se refere a pessoas que vivem em meios mais pequenos, possa desencadear uma caça às bruxas. Não há regimes políticos sem mácula e a prova de que procuramos diariamente não cair nos erros do passado, poderia ser dada com esta divulgação.

Quando em 1960 Luís de Sttau Monteiro escreve o drama “Felizmente há Luar”, baseou-se unicamente na peça escrita por Pinheiro Chagas sobre o caso em questão, o caso Gomes Freire de Andrade, uma vez que o processo Gomes Freire que deveria estar na Torre do Tombo, estava desaparecido integralmente, como relata o escritor numa entrevista a Rogério Rodrigues. Perde-se deste modo a possibilidade de consulta de um processo que esteve na base da Revolução Liberal e essencial não só pela sua carga histórica, mas também como retrato fiel de um acontecimento.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hey this is one nice site. I just found this great payroll pay cards site. Take a look!

12/10/05 5:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home